Grêmiopédia - A enciclopédia do Grêmio

Acesse nosso novo site, a Grêmiopédia.

Todos os títulos do Grêmio

Como foram os grandes títulos do Imortal, do Mundial até os torneios internacionais.

A Conquista das Três Américas

Conheça a primeira conquista gremista das Américas nos anos 50.

Histórico de Confrontos

Confira o histórico de confrontos do Grêmio contra os mais variados times do Mundo.

Histórico de Campanhas

Histórico de campanhas gremistas na Libertadores, Brasileirão e outras competições.

O Dia em que o Grêmio venceu a URSS

Conheça essa façanha esquecida

04/08/2015

JOGOS EXCLUSIVOS: Lille Olympique 1x7 Grêmio



OBS.: Esse artigo faz parte de uma série intitulada "Jogos Exclusivos", são jogos que talvez nunca tenham sido tratados, muitos mal tiveram divulgação do resultado pela mídia gaúcha. A ideia é trazer aos gremistas jogos curiosos, com pouca importância e até esquecidos, mas que para este blog da história do Tricolor são parte importante de uma rica jornada do nosso glorioso clube.

LILLE 1x7 GRÊMIO

Em 1961 o Grêmio fazia sua primeira excursão pela Europa, a viagem percorreu diversos países, em disputa de vários jogos e torneios amistosos. Até o presente jogo contra o Lille, o Grêmio havia disputado 21 partidas, algumas delas por taça, como o Torneio de Páscoa, da Bélgica, e o Torneio de Atenas, na Grécia.

O jogo amistoso contra o LOSC, oficialmente Lille Olympique Sporting Club Métropole, ocorreu em 08 de junho de 1961, no Stade Henri-Jooris, em Lille, na França. O LOSC, que na época se chamava Olympique Lille, a era um dos maiores campeões franceses, com três títulos, bem como um dos maiores campeões da Copa da França.

O Tricolor, em uma apresentação de gala, venceu um dos maiores campeões da França na época pelo placar de 7x1, dentro da casa do adversário. O jogo contra o Lille foi o último dos três jogos contra equipes da França disputados em 1961.

Curiosidade: O presente jogo é o maior escore contra um clube francês na história do Grêmio


FICHA TÉCNICA:
Local: Stade Henri-Jooris, em Lille (FRA)
Data: 08 de junho de 1961 (quinta-feira)
Horário:
Árbitro:
Assistentes:
Possíveis times:
LILLE (titulares e reservas): Zamparini Enzo, Van Gool Jean, Chiarelli Bernard, Hartmann Joseph, Tivoli Roger, Debeillex Jacques, Samper Max, Tison Jean, Nungesser Guy, Jaclin Maurice, Walczak Stéphane, Baratto Raymond, Lejeune Kléber, Montagne Jacky, Bonnet André, Viaene Daniel, Jecker Christian, Charrière René, Payen Albert, Stakowiak Bernard, Thétard Jean-Louis
Técnico:
GRÊMIO: Henrique, Atenin, Airton, Ortunho, Ênio, Elton, João Cardoso, Gessy, Marino, Milton, Vieira.
Técnico: Frazão de Lima.

03/08/2015

JOGOS EXCLUSIVOS: Altonaer 0x5 Grêmio



OBS.: Esse artigo faz parte de uma série intitulada "Jogos Exclusivos", são jogos que talvez nunca tenham sido tratados, muitos mal tiveram divulgação do resultado pela mídia gaúcha. A ideia é trazer aos gremistas jogos curiosos, com pouca importância e até esquecidos, mas que para este blog da história do Tricolor são parte importante de uma rica jornada do nosso glorioso clube.

ALTONAER 93 0x5 GRÊMIO

Em 1961 o Grêmio fazia sua primeira excursão pela Europa, a viagem percorreu diversos países, em disputa de vários jogos e torneios amistosos. Até o presente jogo contra o Altona, o Grêmio havia disputado 14 partidas, algumas delas por taça, como o Torneio de Páscoa, da Bélgica, e o Torneio de Atenas, na Grécia.

O jogo amistoso contra o Altona 93, oficialmente Altonaer Fußball-Club von 1893, ocorreu em 06 de maio de 1961, no estádio Volksparkstadion, em Hamburgo, na Alemanha. O Altona era um clube da cidade de Hamburgo, que na época disputava a Fußball-Oberliga Nord, competição regional existente antes da criação da Bundesliga, em 1963. Jogou e venceu o primeiro jogo da história dos Campeonatos Alemães, no Deutsche Fußballmeisterschaft de 1902/03, vitória por 8x1 sobre o SV Victoria 96 Magdeburg, sendo que chegou a duas semifinais do Campeonato Alemão nos períodos pré-primeira guerra.

O Imortal foi convidado para jogo festivo contra o Altona, que marcava a inauguração dos novos refletores do Volksparkstadion, o jogo foi fácil para o Tricolor, que venceu por 5x0, com atuação destacada do grande Gessy diante de 7 mil torcedores, marcando três gols, e com Marino e Élton anotando um cada.

Curiosidade: O presente jogo é, juntamente com a partida contra o Flensbourg, o maior escore contra um clube alemão na história do Grêmio


FICHA TÉCNICA:
Local: Volksparkstadion, em Hamburgo (ALE)
Data: 06 de maio de 1961 (sábado)
Horário:
Árbitro:
Assistentes:
Possíveis times:
ALTONA 93 (titulares e reservas): Walter Banse, Gerhard Behncke, Gerhard Göhrke, Werner Goike, Harald Kluge, Uwe Lüchau, Werner Gorska, Peter Hümpel, Heiko Kurth, Jürgen Müller, Helmut Schmuck, Werner Erb, Horst Wendlandt
Técnico:
GRÊMIO: Henrique, Atenin, Airton, Ortunho, Ênio, Elton, João Cardoso, Gessy, Marino, Milton, Vieira. Técnico: Frazão de Lima.

Web Page Traffic Counters

Visitantes desde 26/11/2011