Grêmiopédia - A enciclopédia do Grêmio

Acesse nosso novo site, a Grêmiopédia.

Todos os títulos do Grêmio

Como foram os grandes títulos do Imortal, do Mundial até os torneios internacionais.

A Conquista das Três Américas

Conheça a primeira conquista gremista das Américas nos anos 50.

Histórico de Confrontos

Confira o histórico de confrontos do Grêmio contra os mais variados times do Mundo.

Histórico de Campanhas

Histórico de campanhas gremistas na Libertadores, Brasileirão e outras competições.

O Dia em que o Grêmio venceu a URSS

Conheça essa façanha esquecida

30/12/2011

Feliz 2012 Gremistas!!!

Vídeo do Grêmio - Muito bom!

Segue um vídeo do Grêmio que encontrei esses dias no Youtube, já cheguei a postar no Facebook, mas acho interessante divulgar no Blogger também. Além de muito bem elaborado, o vídeo parece muito com uma propaganda, deveria ser visto pelos homens do marketing tricolor. Quem sabe algo parecido para ser divulgado no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai e etc., expandindo a marca Grêmio para o continente?


29/12/2011

Grêmio pode fechar com Adidas para 2012

O Grêmio estaria negociando com a Adidas para seus uniformes de 2012, isso tem um motivo, a Nike fechou a pouco tempo com o Internacional. Pode ser cedo, mas a rivalidade Adidas Vs Nike (o Gre-Nal de fornecedoras) pode estar chegando no Rio Grande do Sul.

A multa rescisória entre Grêmio e Topper não é o problema, conforme divulgou o vice-presidente de marketing do clube, já que a Adidas estaria propensa a pagar, parece que o principal entrave é a distribuições do lucro entre a fornecedora e o clube.

A rivalidade entre Nike e Adidas é fato, tanto que os maiores rivais, tanto dentro quanto fora do pais, tem uma ou outra fornecedora. Grêmio e Internacional poderiam entrar na disputa que já tem: Corinthians (Nike) X (Adidas) Palmeiras; Real Madri (Adidas) X (Nike) Barcelona; Inter de Milão (Nike) X (Adidas) Milan; Manchester United (Nike) X (Adidas) Liverpool; Chelsea (Adidas) X (Nike) Arsenal; Benfica (Adidas) X (Nike) Porto; Boca Juniors (Nike) X (Adidas) River Plate; e Brasil (Nike) X (Adidas) Argentina.

Além dos já mencionados, a Nike patrocina as seleções da França, Holanda, Portugal e Estados Unidos. A Adidas não fica por menos, estampa sua marca nas seleções da Alemanha e Espanha, dentre várias outras.

Opinião

O Grêmio é gigante e sua fornecedora de material esportivo atual não segue o mesmo conceito. Uma das coisas mais importantes do clube é sua camisa, seu manto sagrado, não por menos uma fornecedora, ou melhor, a maior fornecedora, seja o nome certo para fazer nossas vestes. Se der menos, não sendo muito desproporcional a atual, tem que mudar mesmo assim, Adidas e Topper não se comparam.

Ademais, a rivalidade Gre-Nal seria valorizada e muito com essa "disputa", posso até imaginar propagandas da fornecedora alfinetando rival e vice-versa, seria interessante, quem sabe. O MARKETING vai saber o que é mais valorativo a imagem do Imortal Tricolor.


Segue alguns modelos Adidas feitos por internautas:

 
 
 
 


Se forem assim, realmente, belos e inovadores uniformes.

Novo CT do Grêmio será referência mundial, CT de El Dourado também em pauta

O novo CT se localiza muito próximo da Arena

Não bastando construir a, de longe, mais moderna arena da América Latina, o Grêmio quer realmente se destacar. Desta vez a notícia de construção de um novo Centro de Treinamentos para a equipe profissional idêntico ao utilizado pela maior equipe da atualidade, o Barcelona, pode ser mais um empreendimento que deixará o Imortal ainda mais forte.

E não é para qualquer um. Segundo divulgação, os arquitetos do projeto do novo CT elaboraram a planta com os palpites sempre pertinentes do grande preparador físico Paulo Paixão, que participou de mais de 10 reuniões sobre o tema, além do auxilio dos mais diversos profissionais do clube. Segundo Eduardo Antonini:

“Paixão trouxe toda a experiência para termos aqui um dos melhores centros do mundo em preparação e formação de jogadores.”

“Não vamos perder em nada para esses grandes clubes europeus”


CT do Barcelona - Projeto gremista será idêntico

É um futuro brilhante que se aproxima. Serão dois campos, mais um de grama sintética e outro exclusivo para preparação de goleiros. Além disso, o novo CT contará com espaço para imprensa, departamento de futebol, espaço cientifico (do Paulo Paixão) e técnico. A obra será financiada pela OAS (que está construindo a Arena) e estava incluída no aditivo aprovado pelo clube meses atrás.


Ainda sobre CTs

O Centro de Treinamento Hélio Dourado, em El Dourado do Sul, também terá atenções. A idéia é tocar o projeto e finalizar as melhorias projetadas para o local. O atual CT do clube será destinado as categorias de base e será financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, tendo já boa parte das obras finalizadas, mas muito o que fazer, será de lá que o Grêmio formará seus maiores jogadores.

Projeto do CT da base ainda precisa ser cuncluído



Dados do CT dos Profissionais:

Área Total: 7hm²
Área Construída: 2500 m²
Campos: 2 campos de grama natural e 2 de grama sintética (um para treinar goleiros).
Outros setores: Espaço para imprensa, departamento de futebol e espaço científico.
Início das obras: Janeiro de 2012
Financiador do empreendimento: OAS (a principio não terá qualquer retorno financeiro)

27/12/2011

Animação da Arena dá a perspectiva de como será o estádio

Clique na imagem para ampliar e conseguir ver a animação melhor.

22/12/2011

Proposta de 50 milhões pode chagar ao Olímpico


De acordo com o jornal espanhol "Marca", o lateral-direito Mário Fernandes é o sonho de consumo do Real Madrid para a próxima temporada. O jogador seria um pedido do técnico José Mourinho para reforçar o setor defensivo da equipe e o time merengue estaria disposto a desembolsar 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 50 milhões). O presidente do Grêmio, Paulo Odone, já afirmou que Mário Fernandes só sai do Tricolor gaúcho por 25 milhões de euros.

Este não é o único europeu interessado em Mário, isso porque a Juventus já havia demonstrado interesse meses atrás, além de notícias de que Porto, Roma, Valência, CSKA, Sporting, Benfica e Nápoles também andaram sondando o lateral do Imortal.

15/12/2011

Koff não pretende voltar a Presidência, mas pede mudanças


Fábio Koff vai deixar a presidência do Clube dos 13 antes do fim de seu mandato, alguns poderão acreditar que está associado a sua volta para o cargo máximo do Grêmio, todavia o Presidente dos maiores anos da história do clube, 83 e 95, não pretende retornar.

- É minha vontade. Acho que já dei bastante ao Grêmio, que me devolveu mais do que eu poderia dar. É hora de eu usufruir outras coisas e sofrer de longe – disse ele, em entrevista para a Rádio Gaúcha.


Para o importante gremista, voltar para mais um cargo estressante na presidência não seria um prazer, mas um sacrifício. Mesmo fora, Koff pede uma "operação profunda" no clube.

- Não sou candidato. Se eu fosse, não seria agora. Mas tenho tempo agora para me preocupar com os problemas do Grêmio. Talvez eu possa contribuir. Acho que o Grêmio carece de uma operação profunda no seu conceito de administração, gerenciamento. Tem que diminuir o poder central.

14/12/2011

Mazembe Day - Parabéns!!

10/12/2011

HISTÓRIA: Copa Punta Del Este, Uruguai 1981


Em 1981 o Grêmio voltava a disputar uma competição internacional no Uruguai, a Copa Punta Del Este acontecia treze anos após a última taça, quando vencemos a Copa Rio de La Plata (contra Internacional-RS, Peñarol-URU e Nacional-URU). A competição em solo castelhano contava com o Peñarol, além do Combinado da região de Maldonado e o Flamengo do Rio de Janeiro.

Na primeira fase os brasileiros duelaram contra os uruguaios, ficando uma chave com Grêmio e Seleção de Maldonado e a outra com Flamengo e Peñarol. Os vencedores das duas semifinais disputariam a final que, por falta de datas, acabou sendo transferida.

Dia 25 de fevereiro o Grêmio goleou a Seleção de Maldonado por 4x0 e no dia seguinte o Flamengo aplicou 3x0 nos rivais do Peñarol. Com o resultado a partida decisiva foi adiada até o confronto das equipes pelo Campeonato Brasileiro em Porto Alegre no dia 21 de maio de 1981.

Na data acordada as equipes empataram pelo placar de 1x1, levando a decisão do título para as penalidades. Depois de uma longa cobrança de pênaltis, que chegou a incríveis 7x7, o Flamengo acabou campeão por sorteio.



TIME
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Flamengo (BRA)04020101000401+3
Grêmio04020101000501+4
Peñarol (URU)00010000010003- 3
Sel. Maldonado (URU)00010000010004- 4


JOGOS:

Semifinal
22/01/1973 -  Grêmio 1X4 Boca Juniors
22/01/1973 -  Nacional 3X2 Peñarol

Semifinal
21/05/1981 -  Grêmio 1X1 Flamengo  (7x7 nos pênaltis e vitoria do Flamengo em sorteio)


Equipe gremista de 1981




04/12/2011

BR'11: Últimos erros e "presente" para o rival

Terminou, da pior forma possível, muito semelhante ao que aconteceu em 2009, estávamos sem pretensões e os jogadores sem vontade. Não valia nada além de ver o rival fora da Libertadores, mas talvez a derrota seja cômoda para aqueles que tem medo de enfrentá-lo nas competições de 2012.

Agora não tem pretexto, é pensar na equipe que será formada, não queremos apostas, mas afirmações. Não queremos promessas, mas craques, é a hora de retornar, é vencer ou vencer, ser Grêmio é mais do que uma posição mediana na tabela longe do rebaixamento, é brigar pelo título e vencê-lo com o sangue escorrendo, mesmo que seja por um ferimento do parafuso da taça de CAMPEÃO.


Primeiro tempo

Foto: Marcos Nagelstein/Vipcomm/Divulgação
O Inter foi melhor, isso já dava para notar nos minutos iniciais, mesmo assim o Grêmio tinha vontade. Com desejo de empate, a cara de Celso Roth, os tricolores esperaram o rival na defesa, os vermelhos por outro lado queriam atacar, assim rondavam a defesa em busca de um erro adversário.

Com D'Alessandro inspirado, Victor teve de buscar suas até então esquecidas atuações de 2009-2008 para segurar o empate. Não faltaram oportunidades para os donos da casa, de cabeça, cruzamento, chutões, todos bem defesos pelo arqueiro azul. Quem sabe seja um recomeço para nosso desacreditado goleiro.

O Imortal segurava o placar, mas só isso. Na frente André Lima penava por sua posição solitária, erro que marcou o ano gremista e demonstra que Celso Roth não tem chance de mais uma temporada, mesmo que Paulo Odone assim queira decretar.

A única chance concreta dos visitantes veio somente aos 39 minutos. Marquinhos cobrou falta pela esquerda, a defesa tirou errado e a bola explodiu na trave. Era o gol que todos queríamos, pelo menos a maioria.


Segundo tempo

Foto: Marcos Nagelstein/Vipcomm/Divulgação
No segundo tempo tentamos. Logo no início Marquinhos arriscou contra o gol colorado, mas Muriel conseguiu tirar para escanteio. Logo depois foi a vez de Douglas, em bela cobrança, mandou a bola na trave, a segunda.

Depois dos 10 minutos o Internacional retomou o controle da partida. Em uma das chances de ataque Oscar foi derrubado por Fábio Rochemback, penalidade máxima. O antigo pegador de pênaltis gremista, Victor, acertou o canto, mas não conseguiu defender a bela cobrança de D'Alessandro, um meia que, diferentemente de Douglas, dá o sangue pela sua camisa.

Victor não estava mal, conseguiu fazer duas defesas difíceis, primeiro ais 25 minutos em um chute de Leandro Damião e depois com Gilberto dois minutos depois. Com o resultado garantido a equipe vermelha administrava o placar.

Do lado azul pouco ou nenhum interesse, além de um técnico cagão, aquele que até ofende a história gloriosa do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, por apequenar tanto o maior clube do Sul do Brasil.



FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL 1 X 0 GRÊMIO

Local: Estádio Beira Rio, em Porto Alegre-RS
Data: 4 de dezembro de 2011, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Erich Bandeira (Fifa/PE)
Público: 35.041
Renda: R$ 579.980,00
Cartões amarelos: Leandro Damião, Tinga, Rodrigo Moledo (Internacional); Vilson, Fabio Rochemback e Saimon (Grêmio)
GOLS: INTER: D´Alessandro, aos 16 minutos do segundo tempo
INTER: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kléber (Fabrício); Tinga, Guiñazu, Oscar e D´Alessandro; Gilberto (Zé Roberto) e Leandro Damião
Técnico: Dorival Júnior
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Vilson e Júlio César; Fernando, Fábio Rochemback (Leandro), Marquinhos (Miralles), Douglas e Escudero (Lúcio); André Lima.
Técnico: Celso Roth


Resultado

Com a derrota terminamos o campeonato com 48 pontos na 12ª colocação. Estamos classificados para a Sul-Americana e Copa do Brasil do ano seguinte. É hora de fazer time e parar de comemorar os insucesso do rival e vagas na Libertadores.




Vídeo:


Web Page Traffic Counters

Visitantes desde 26/11/2011