Grêmiopédia - A enciclopédia do Grêmio

Acesse nosso novo site, a Grêmiopédia.

Todos os títulos do Grêmio

Como foram os grandes títulos do Imortal, do Mundial até os torneios internacionais.

A Conquista das Três Américas

Conheça a primeira conquista gremista das Américas nos anos 50.

Histórico de Confrontos

Confira o histórico de confrontos do Grêmio contra os mais variados times do Mundo.

Histórico de Campanhas

Histórico de campanhas gremistas na Libertadores, Brasileirão e outras competições.

O Dia em que o Grêmio venceu a URSS

Conheça essa façanha esquecida

29/10/2010

Felipão xingado os repórteres - Esse é o cara



Essa semana o Felipão andou xingando alguns repórteres. Não acho legal uma pessoa pública sair proferindo xingamentos, mas as perguntas idiotas de alguns repórteres foram, na minha opinião, bem respondidas pelo técnico que será para sempre um ídolo gremista. Felipão se irritou com as perguntas esdrúxulas e mandou ver nos palavrões.

Dá só uma olhada:






BR'10: Heber + Souza = Derrota


A matemática pode ser injusta, mas é a realidade de ontem para o Grêmio. A direção omissa e sem nenhuma influencia no futebol nacional gerou o que podemos chamar de "conformismo continuado". Sai presidente, entra presidente e o Imortal segue sendo roubado descaradamente por fdps como Heber Roberto Lopes.


Primeiro tempo

O Grêmio começou mal, o meio não jogava (coincidência ou não o Souza estava jogando lá pela primeira vez depois da entrada de Renato). O Time carioca era infinitamente superior, enquanto o Grêmio parecia de Prudente e não de Porto Alegre.


Foto: Wallace Teixeira
 Conca, que o Grêmio deveria tentar buscar para 2011 (no lugar de Souza de preferência) entrou na área e marcou o gol aos 19min. Depois do gol o Flu quase mandou o segundo, novamente com Conca.

O Grêmio tentava, inutilmente, jogadas afobadas em busca do gol. Um primeiro tempo terrível, na estréia de Souza e na reestréia do macabro filme chamado arbitragem de Heber Roberto Lopes.


Segundo tempo

O Grêmio voltou igual no segundo tempo. Logo nos primeiros minutos começou a fazer pressão em busca do empate. As jogadas mais perigosas saiam de Lúcio e Gabriel, mas o Tricolor Gaúcho pecava no penúltimo toque e a defesa adversária se aproveitava para afastar o perigo.


Foto: Wallace Teixeira

O jogo estava todo para o time azul. Com o time todo no ataque o gol parecia questão de tempo, mas o mal planejava uma de suas façanhas futebolísticas mais perversas.

Antes do jogo já estava prenunciado que Heber Roberto Lopes apitado jogos do Grêmio seria o começo do fim, e foi. Aos 20min, Jonas foi derrubado DENTRO DA ÁREA, mas o fdp do juiz, que estava NA FRENTE DO LANCE deixou o jogo seguir. Esses tipos de criaturas apitando jogos do Grêmio só existem por culpa das direções do Imortal. Cadê Koff? Cadê Kroeff? Cadê Odone? ONDE ESTÃO OS NOSSOS DIRIGENTES QUE NÃO FAZEM MUNDOS E FUNDO PARA IMPEDIR A ESSE LADRÃO QUE SEMPRE NOS ROUBA APITE UM JOGO NOSSO?? Nosso clube não é imortal, campeão e um gigante do futebol sul-americano por nada! Temos que mostrar o quanto de influência temos!!

Foto: Álvaro Riveros

OBS.: Pelo menos uma coisa boa aconteceu, Souza tomou o terceiro amarelo e está fora do próximo jogo. Gosto do jogador(não esqueci do Souza de 2009), mas ele foi um dos grandes responsáveis pela má fase em alguns momentos do Grêmio, como parece que será agora novamente.

Mesmo depois do lance do pênalti não marcado, o Grêmio continuava melhor. Todavia a vida não dá oportunidades infinitas para só um lado e como quem não marca leva, aos 36min chegou nossa sentença de morte. Conca recebeu de Washington e encapou o segundo gol.

Fim de jogo, finalmente.


Resultado

Com o resultado paramos nos 47 pontos e 9ª colocação. Estamos a 10 pontos do título, a 7 do G3 e a 1 do G4. Uma vitória no próximo jogo não muda muito a situação. Caso percam os concorentes diretos, ainda assim a situação não é muito bola para os lados do Tricolor, pois chegariamos a 50 pontos, 7 a menos que o líder faltando 6 rodadas.


Próximo jogo

Nosso próximo combate é quarta-feira, dia 03/10 às 19h30min, contra o Goiás no Serra Dourada. Apesar de difícil a situação temos de vencer, pois não seria a primeira vez que os líderes fraquejariam no campeonato e tudo pode virai oportunidade para quem está ligado.


Vídeo:


26/10/2010

Estatísticas de Leandro no Grêmio



Como a maioria já deve saber, Leandro novamente não jogará, pois esta gripado. Pela milionésima vez o jogador está com algum problema e não pode jogar, mas receber o salário e fazer farra ele consegue!

Com base nisso fizemos uma estatística sobre o jogador para ver o quanto perdemos com um cara assim no time. Recebendo R$ 250mil e onerando o Grêmio para ser essa porcaria que todos vêm em campo, quando joga pelo menos!



25/10/2010

DOWNLOAD - Partida Final do Mundia 1983

Final Mundial Interclubes 1983
Grêmio 2x1 Hamburgo SV



Duração: 2h 08min.
Formato: Avi
Tamanho: 602 Mb
Resolução: 640 x 480

Download - Primeira Parte
Download - Segunda Parte







Vídeo da partida:

 

BR'10: Ruim tanto para nós quanto para eles



Para alguns disfarçar que o Grêmio era o único que tinha a perder no GRE-NAL parece ser grandioso nesse momento, mas o empate é ruim para ambas as equipes. O Inter perdeu, tanto quanto o Grêmio, uma chance preciosa de ficar muito próximo a liderança do campeonato e a moral colorada está lá em baixo por não conseguir vencer fora de casa. O empate em casa nos obriga a galgar um grande resultado fora para se manter na briga pelo título, pois a Libertadores, no caso de G4, não deixou de ser realidade.


Primeiro tempo

O Grêmio demorou para começar a partida no primeiro tempo e Inter marcava bem, mas não saia para o jogo. Os primeiros minutos foram caóticos, mas com pequena superioridade dos colorados. Roth escalou Glaydson para marcar Jonas e, que dúvida, foi mais uma cagada mancada do treinador que praticamente jogou com um homem a menos o primeiro tempo inteiro. Victor fez algumas defesas no principio do jogo, mas nada que levasse grande perigo ao gol tricolor.


Foto: Roberto Vinícius/Gazeta Press


Dos 15 minutos iniciais em diante o Grêmio se arrumou em campo, dai em diante o Tricolor começou a levar grande perigo aos colorados. Jonas arriscou algumas vezes, mas não fez e Douglas recebeu um ótimo cruzamento de Fábio Santos (que jogou como nunca) e perdeu um gol feito. O pior ocorreu no meio do primeiro tempo. Jonas recebeu de André Lima entrou na área e Renan derrubou o jogador do Grêmio, pênalti NÃO marcado pelo ladrão árbitro CARLOS SIMON (que dúvida!!!).

Continuamos mandando no jogo enquanto o Inter fazia jogadas despretensiosas. Aos 36min uma falta boa para o Grêmio. Douglas mandou para a área e André Lima mandou para o gol. Massacramos depois do gol, foram tantas chances perdidas que poderia ter sido feito uma goleada até o fim do primeiro tempo. Mandamos no jogo.


Segundo tempo

Roth viu a merda besteira que fez e tirou Glaydson para a entrada de Sóbis. A substituição, todavia não fez qualquer alteração no ritmo de jogo pós gol do Grêmio. O Imortal continuou atacando muito e empenhando chances de ampliar. Jonas arriscava, mas não marcava e Douglas perdeu uma chance clara após cruzamento perfeito de Fábio Santos (igualzinho no primeiro tempo).

Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm/Divulgação

Até os 15 minutos iniciais só o Grêmio jogava, mas o Inter acordou e começou a levar perigo. Alecsando teve um gol irregular anulado e o jogo começou a ser igual. De tanto pressionar o colorado fez, na verdade teria feito se Rochemback não tivesse defendido com a mão o gol. A boa intenção de Fábio rendeu um pênalti e sua expulsão. Alecsandro bateu e marcou.

Depois do gol os dois times foram em busca da vitória, porém o Grêmio se mostrava mais perigoso. Aos 25min André Lima mandou para Fábio Santos que marcou o seu (quem diria! o guri fez um jogaço e com gol!).

Foto: Lucas Uebel/Vipcomm/Divulgação

Por motivos da expulsão Renato teve de recuar o time, Tirou André Lima e botou o alemão Adílson. O Grêmio segurava o Inter, mas eles traziam perigo constante. Aos 38min, para nossa tristeza, D'Alessandro marcou o segundo do Inter que foi até o fim do jogo pressionando. Final trágico para ambos, mas mais triste para nós que saímos duas vezes na frente.


Resultado

Com o resultado estamos na 8ª colocação com 47 pontos. Estamos a 1 pontos do G4, 6 do G3 e 7 do título. Nossos inimigos diretos, tanto quanto nós, terão uma tarefa difícil na próxima rodada. O Corinthians visita o Flamengo, Inter enfrenta o Santos em casa, O Botafogo visita o Galo embalado e o Cruzeiro tem, teoricamente, a tarefa mais fácil, pois visita o Prudente (que venceu o Santos, na Vila, por 3X2).

Em caso de derrota dos concorrentes e vitória do Tricolor, podemos chegar a 50 pontos na 4ª colocação. Ficaríamos a 4 pontos do título e três do G3. Em caso de derrota, título e G3 ficariam muito distantes novamente.


Próximo jogo

Na quarta-feira visitaremos o Fluminense. O jogo será as 21h00min da 27 de outubro. A penúltima pedreira do Grêmio no campeonato, pois o próximo "grande" time que enfrentaremos é o Santos na Vila.



Vídeo:


22/10/2010

Arena, 100 mil sócios e o Mundial - Diz Odone



Foto: Emílio Pedroso / clicRBS

O novo presidente do Grêmio ainda não assumiu, mas os objetivos da gestão são claros. Conforme Paulo Odone, o Grêmio vai buscar até 2012 três gigantes objetivos: a conclusão da Arena (que é só uma questão de tempo), buscar mais ou menos 48 mil sócios (hoje contamos com em torno de 52 mil) e o objetivo mais audacioso e difícil, o bicampeonato mundial.

- A primeira meta é inaugurar a Arena em dezembro de 2012. Faço contatos diários com a OAS. Depois, tenho a missão de cuidar da marca do Grêmio, que é o marketing do clube, e do quadro social. Queremos ter uma arena, mais de 100 mil sócios e um time com título mundial, Em dois anos, vamos perseguir isto.

A Grêmio Arena e os 100 mil sócios são meta possível, dado que ainda não atingimos um por questão de tempo e outro por falta de persistência. Agora o mundial é sonho distante, todavia possível. Tal manifestação do futuro presidente não pode ser levada com euforia, mas sim com alegria já que até pouco tempo não estávamos pensando grande como merece o nosso Grêmio.

As manifestações do presidente 2011/2012 são o indício de notícias anteriormente comentadas, grandes investidores e um elenco de primeira, podem estar pintando na próxima temporada.


Aguardemos não com euforia, mas com a satisfação de voltar a ser Grêmio!

21/10/2010

Copa Rio de La Plata 1968





A competição foi organizada pela CBD, AFA, AUF e FGF e contou com as presenças do Nacional e do Peñarol do Uruguai e Grêmio e Internacional do Brasil. Os argentinos do Independiente e Estudientes também estavam na competição mas desistiram por problemas de data.

Este torneio é semelhente a Copa Aldao, que era disputado entre equipes do Uruguai e Argentina. A competição havia sido disputada pela primeira vez em 1916, os representantes da AFA e AUF eram os campeões nacionais dos referidos países. A título de curiosidade, a Copa Aldao foi um dos embriões da atual Copa Libertadores da América.

No dia 02/06/68, o Grêmio fez sua estréia vencendo o Internacional, no Olímpico, por 4 a 0 (gols de Alcindo-2, Joãozinho e Volmir). Na segunda partida dia 09/06/68, bateu o Peñarol no estádio Centenário, em Montevidéu, por 1 a 0 com o gol de Volmir, decidindo o título no Olímpico, na vitória por 2x1 sobre o Nacional.





DATAMANDANTEGOLSXGOLSVISITANTEESTÁDIO
02/06/68Grêmio4X0InternacionalOlímpico
09/06/68Peñarol0X1GrêmioCentenário
16/06/68Grêmio2X1NacionalOlímpico





Equipe do Grêmio de 1968





DADOS DA FINAL
Local:Porto Alegre (BRA)
Data:16/06/1968
Árbitro:Alberto Boulloza
Gol:Altemir e Beto (Grêmio), Techera (Nacional)


FICHA DA FINAL
GRÊMIOVSNACIONAL
ALBERTODOMINGUEZ
ALTEMIRUBIÑAS
ARI ARCÍLIOANCHIETA
PAULO SOUZAEMÍLIO ÁLVAREZ
EVERALDOBETHOVEN
CLÉOJAVIER
JADIRTECHERA
BABÁPRIETO
JOÃOZINHODOMINGO PEREZ
LOIVOSASSIA
VOLMIRMANERO
TEC. SÉRGIO MOACIRTEC. JÚLIO MECEIRAS






Primeiro título internacional oficial do Grêmio


20/10/2010

PQP - Que pesquisa é essa???????????




Hoje pela manhã vi na comu do Orkut da LSC (Libertadores Só Campeões) uma pesquisa sobre "Os jogadores mais queridos do Brasil". Na pesquisa tinha separado a preferência de cada torcida e, para a minha surpresa e indignação, tive de ler na pesquisa quem os gremistas mais "adoram".

Dá só uma olhada:



Que barbaridade é essa??? Que tipo de pesquisa mais fajuta que diz que os gremistas gostam de Neymar, Robinho e Pato (sem dizer outros que tem mais balaca do que futebol).

Eu particularmente DETESTO Neymar e Robinho (se acham muito mais do que realmente são, pois a estrela é GANSO).


Mais uma coisa


Dando uma pesquisada nos sites, encontrei no Globo.com uma matéria completa sobre o assunto. Retirei só um trecho para ver o quanto essa pesquisa é insignificante (aposto que foi comprada pelo Neymar hehehe):


Essa pesquisa ouviu 8.198 torcedores em todos os estados brasileiros e mais o Distrito Federal. O levantamento foi efetuado pouco antes de surgir o problema entre Neymar e Dorival Jr., seu treinador no Santos. Cesar Gualdani, o diretor da empresa e responsável pelo estudo, não acredita que isso pudesse ter motivado um resultado diferente.



OBS.: O único problema desse tipo de pesquisa é que mancha a nossa torcida como se fossemos a mesma modinha das torcidas do "eixo do mal". SOMOS DO TIME DA GARRA!

19/10/2010

O ambiente mágico da Libertadores


O Grêmio da Libertadores é algo sobrenatural

Já é de conhecimento de grande parte da torcida que o G3 voltou a ser G4. Com isso teremos mais uma vaga na Libertadores da América de 2011.

Ontem a Conmebol voltou atrás e decidiu que serão quatro os classificados para a Libertadores. Com isso estamos com o mesmo número de pontos que o Atlético-PR, o primeiro classificado. Lembrando que os paranaenses ainda têm um jogo contra nós no Olímpico até o fim do campeonato.

Com essa notícia já sinto o ambiente mágico que faz cada gremista adorar tanto a Libertadores (alguns a adoram mais do que o Mundial), pois é simplesmente indescritível o que o Grêmio se transforma quando disputa essa competição.

O IMORTAL DO PAMPA, de ALMA CASTELHANA, vai volta mais uma vez para assombrar os meros clubes na próxima Libertadores.


Vamos com o Grêmio, 2011 pode ser o fim da seca e o tempo das vacas gordas que a tempo já se prenuncia!

Torcedores famosos do Grêmio


FAMOSOS QUE TORCEM PARA O IMORTAL





ATORES, APRESENTADORES E JORNALISTAS:

Alec Duarte
Ana Hickmann
Ana Paula Arósio
Alexandre Garcia
Carla Fachim
Carlos Eugênio Lisboa (Cagê)
Carlos Villagrán (Kiko)
Carmo Dalla Vecchia
Clóvis Monteiro
Dani Bolina
David Coimbra
Duda Garbi
Eduardo Bueno (Peninha)
Fernanda Lima
Flávio Fachel
Jair Kobe (Guri de Uruguaiana)
Iglenho Bernardes (Porã)
José Aldo Pinheiro
José Antônio Pinheiro Machado
Juliano Cazarré
Klebber Toledo
Kleiton Ramil 
Larissa Maciel
Léo Rosa
Luka
Luiz Mendes
Marcos Losekann
Maurício Amaral
Mel Fronckowiak
Mel Lisboa
Miguel Roncato
Milton Jung
Mr. Pi
Paulo Sant'ana
Pedro Ernesto Denardin
Rafael Cardoso
Roberto Birindelli
Roberto Thomé
Sérgio Xavier Filho
Sharon Menezes
Werner Schünemann


CANTORES, POETAS E COMPOSITORES:

Adriana Calcanhoto
Antônio Augusto Fagundes
Bob Dylan
Carlos Eugênio Knop
Elis Regina
Família Lima (todos)
Humberto Gessinger
Ivan Lins
Jaime Caetano Braun
João de Almeida Neto
Kleiton Ramil
Lucas Silveira
Luis Marenco
Luís Carlos Borges
Luka
Lupicínio Rodrigues(compositor do atual hino do clube)
Michel Teló
Nico Fagundes
Nico Nicolaiewsky
Oswaldir Didoné Souto
Ozzy Osbourne
Pedro Ortaça
Renato Borghetti
Ruy Biriva
Teixeirinha
Tico Santa Cruz
Wander Wildner
Vanessa Marques
Vítor Ramil
Yamandu Costa




DESPORTISTAS:


Adílson Warken
Airton Ferreira da Silva
Alexandre Pato
Anderson Luís de Abreu Oliveira
Carlos Eduardo Marques
Emerson Ferreira da Rosa
Eurico Lara (maior ídolo da história do Grêmio)
Fabrício Werdum
Lucas Leiva
Lucas Saatkamp (Lucão)
Luiz Felipe Scolari
Marcel Stürmer
Mayra Aguiar
Mano Menezes
Mosiah Rodrigues
Rafael Camilo
Renato Portaluppi
Roger Machado Marques
Ronaldinho (não vou remover - ser mercenário não quer dizer que não é gremista)
Tiago Alves
Tiago Camilo
Valdir Espinosa
Yura



ESCRITORES:

Mário Quintana
Érico Veríssimo
Antonio Skármeta


EMPRESÁRIOS:

Alexandre Grendene
Cláudio Oderich
Flávio Steffli
Jorge Gerdau
Nelson Sirotsky
Ricardo Vontobel
Julio Mottin




MODELOS:

Alessandra Ambrósio
Daniel Bueno
Francine Piaia
Gabriela Markus
Gisele Bündchen
Jonas Fernando Sulzbach
Joseane Oliveira
Laisa de Moraes Portella
Mônica Huppes
Monique Amin
Natália Anderle
Natália Casassola
Priscila Machado
Rafaela Zanella
Raquel Zimmermann
Regina Krilow
Shirley Mallmann




POLÍTICOS:

Alceu Collares
Antônio Britto
Borges de Medeiros
Danrlei
Emílio Garrastazu Médici
Ernesto Geisel 
Fábio Koff
Getúlio Vargas
Gilberto Gil
João Batista de Oliveira Figueiredo
João Goulart
José Fogaça
José Fortunati
José Ivo Sartori
Marco Maia
Paulo Odone
Yeda Crusius




OUTROS
Dom Odilo Scherer
Teori Zavascki




Quem souber de mais torcedores e quiser colaborar, postar nos comentários.

18/10/2010

BR'10: Vencer é bom, mas vencer a "toca" é melhor ainda


Vamos admitir, o Cruzeiro (juntamente com o Palmeiras) é a maior "toca" do Grêmio no futebol mundial. Conforme o histórico de partidas o Grêmio leva um banho do clube mineiro, além de ter siso eliminado diversas vezes por eles em mata-matas. Portanto, vencer é bom, mas vencer a "toca" é algo melhor ainda.

Além de vencer a toca, que é o atual líder da competição, estamos a apenas 4 pontos do G3 e 8 do título, isso, oito do título. Assim, já é possível dizer que a vaga na Libertadores é realidade e que o título é um sonho.


Primeiro tempo

O Grêmio começou jogando de igual para igual com o Cruzeiro. As primeiras chances foram do Imortal, que desperdiçou. Aos 18min Mestre Jonas mandou para o gol, mas o lance foi corretamente anulado.

Depois de tomar o gol em impedimento o Cruzeiro viu que o melhor remédio era atacar e foi o que fez com Montillo. Aos 27min, Léo (que saudades do zagueirão) mandou para Montillo que no rebote mandou para o gol.


Jonas e Viçosa decidem o jogo

Depois do gol o Grêmio se atrapalhou, os jogadores queriam correr mais do que a bola e desperdiçavam o tempo com jogadas despretensiosas. Com o Tricolor desorganizado em campo o Cruzeiro teve várias chances de ampliar, principalmente com o meia Montillo, mas, no fim do primeiro tempo, veio aquilo que os tricolores menos esperavam. Aos 49min, Douglas (que esta arrasando de novo) lançou uma bola perfeita para Viçosa (que guri!) que mandou para o gol. Empate no Monumental.


Segundo tempo

O Grêmio voltou melhor no segundo tempo, principalmente porque Renato deixou o time mais ofensivo. Portaluppi tirou Fábio Santos (que continua o mesmo de sempre) e colocou Gilson (que melhorou muito).



Apesar de mais ofensivo o Grêmio pouco chegava ao gol adversário. Dos 17min e diante a coisa mudou. O Grêmio teve chances seguidas de marcar e o Cruzeiro não deixava por menos com Montillo. Simplesmente um jogaço!

O maior cagaço susto veio quando Wellington Paulista chutou para as redes, mas a arbitragem anulou o gol (que alguns acharam que foi legal).

Depois do gol anulado, como o Cruzeiro no primeiro tempo, o Grêmio foi novamente para cima e meteu a mão no ouro. Aos 28min pênalti a nosso favor. Gilson foi derrubado na área.



Jonas resolveu cobrar o pênalti e, como sempre, me desesperei (porque o Jonas é um péssimo batedor de pênaltis). O Mestre bateu e fez, mas o juiz anulou. Ai eu pensei, agora fudeu complicou tudo, mas não. Jonas cobrou e marcou o segundo do jogo.

Até o fim do jogo cada lance levava medo, mas, na raça e superação, o Grêmio conseguiu levar o resultado sobre a sua maior "toca" e o líder do campeonato.

OBS.: Somos o melhor time do segundo turno!!


Resultado

Com o excelente resultado chegamos a 46 pontos e na 7ª colocação. Estamos a 8 pontos do título e 4 do G3. Em caso de vitória no Gre-Nal, chegaríamos a 49 pontos e, em caso de tropeços dos que nos precedem poderíamos ficar a 1 ponto do G3 e a 5 do título da competição.


Próximo jogo

A próxima partida não é só um jogo, é GRE-NAL, e, como todo clássico, não tem favorito. O jogo será no Olímpico Monumental, às 18h30min no dia 24/10, domingo.



Vídeo:


15/10/2010

Nova utilidade para o Beira-Rio rebaixado



BALNEÁRIO JOSÉ PINHEIRO BORBA


Um dia da caça, outro do caçador: Agora eles estão loucos pelo "rebaixamento"


Antes

Depois


Que um dia é da caça e outro do caçador todos nós sabemos, é da vida, mas que a palavra singela rebaixamento iria ser uma ameaça fora de um campeonato para o "Campeão de Tudo" poucos, ou melhor, ninguém imaginava.

Quantas e quantas vezes desde 1992 os gremistas não ouviram os colorados, em TODAS as discuções, levantarem o rebaixamento do clube como pretexto a dúbiar o tamanho do Imortal perante eles? Quantas e quantas vezes o rebaixamento foi a palavra chave do colorado pré-2006?

Certo que não estou falando de rebaixamento em campeonatos, algo tão comum no futebol que Manchester, Milan, Juventus, Hamburgo, Atlético Madri, Liverpool (oito vezes) e tantos outros grandes do futebol mundial. Estou falando da nova notícia que saiu nos meios de comunicação:

A sede de Porto Alegre, o estádio Beira-Rio, corre riscos de ser retirado da Copa do Mundo de 2014. Agora fica a pergunta, por quê?

Simples, os colorados precisam REBAIXAR o terreno do aterro campo 1,5metros. O que é impossível dado que o estádio esta construído em cima do rio (hahahahaha).

Além do problema, ou melhor, da solução do REBAIXAMENTO, o Inter precisa arrumar um investidor para o remendo a reforma do estádio, pois a FIFA considera inseguro o clube dar um calote arcar com as custas.

O temor dos colorados é visível, pois em caso do Beira-Lago Beira-Rio ser retirado da Copa, a Grêmio Arena, o estádio mais moderno da América do Sul, seria a segunda opção (melhor do que a primeira diga-se de passagem).

14/10/2010

DOWNLOAD: Revista Placar - Grandes reportagens



Encontrei no blog Bolicho do Grêmio um download sobre grandes reportagens da Revista Placar sobre o Imortal. É uma edição de 2001  onde os editores selecionaram as dez principais reportagens sobre o Grêmio. Ótimo conteúdo!


DOWNLOAD

13/10/2010

Grêmio 1X0 Barcelona - Troféu Palma de Mallorca 1985








Confira a página do Barcelona e do Troféu Palma de Mallorca na GRÊMIOPÉDIA
















Em 1983 o Grêmio conquistava pela primeira vez os maiores títulos que um clube sul-americano poderia vencer. A Copa Libertadores da América, sobre o poderoso Peñarol, e a Copa Intercontinental, sobre o campeão europeu Hamburgo, despertaram o interesse dos mais diversos clubes do Mundo. O clube gaúcho seria o "sonho de consumo" do Velho Mundo, dentre os vários convites, escolhia-se aqueles que mais divulgassem a marca Grêmio pelo mundo.

Além do Troféu Palma de Mallorca, o Imortal disputou o Troféu Rotterdam, Troféu Villa de MadridTorneio de BernaTorneio Ciudad de Valladolid Copa Phillips, entre outros. Todos contra grandes times europeus, nos anos subsequentes aos grandes títulos de 83.

Como não poderia faltar, o grande clube catalão do Barcelona seria um dos adversários gremistas em um dos tradicionais torneios espanhóis. Os rivais da disputa já se destacavam em seu continente desde essa época, era detentor de nada menos que 10 campeonatos nacionais, 20 Copas da Espanha e duas Recopas Européias, além de um vice-campeonato da Liga dos Campeões (Antiga Taça dos Campeões Europeus). A carência de títulos internacionais era herança de uma época em que o governo do General Franco favorecia descaradamente o rival, Real Madri. A sina de injustiças com o clube não paravam por ai, sempre que em disputa com rivais de fora da Catalunha (região da Espanha) era desfavorecido por ser catalão.

Mesmo com os mais diversos problemas, o Barcelona era um dos clubes mais importantes da Europa. Sua força se materializava em grandes elencos, com os maiores nomes do futebol mundial, a citar-se Alfredo Di Stéfano, Johan Cruijff e Diego Armando Maradona (qua havia jogado no clube em 84), por exemplo. Grande também era a competição do Troféu Palma de Mallorca, disputada de 1969 até os dias atuais, com a participação de todos os grandes clubes do Mundo.

Além do Barcelona, duelaram pelo título Mallorca e Sporting, ambos da Espanha, sendo o primeiro eliminado pelos catalões e o segundo pelos gaúchos nos pênaltis.

Em 1985, o Barcelona era franco favorito contra o Grêmio, por todos os fatores que tornavam os clubes europeus melhores que os sul-americanos, não por menos chegaria a final da Liga dos Campeões da Europa da temporada, tal era sua grandeza. Do lado gremista, a qualidade inegável de um time que ainda respirava o título mundial era nosso diferencial.

O jogo memorável acabaria com uma vitória da superação e da garra, o triunfo magro por um a zero no final do confronto de gigantes tinha imenso valor, pois conquistado sobre um clube que demonstrava sua grandeza, vencendo contra as injustas adversidades que aqueles tempos o impunha e, assim como o Grêmio, demonstrava que o amor pela sua terra e pelas suas origens não impediria que, mesmo não detendo o poder e sofrendo preconceito, fizesse história.



TIME
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Grêmio03020101000302+1
Barcelona (ESP)0202010001010100
Mallorca (ESP)0202010001020200
Sporting (ESP)01020001010304-1




JOGOS:

Semifinais

08/08/1985
Barcelona 1x0 Mallorca
09/08/1985
Grêmio 2x2 Sporting de Gijón (Grêmio venceu nos pênaltis)

Disputa de 3º Lugar
10/08/1985
Mallorca 2x1 Sporting de Gijón

Final
11/08/1985
Grêmio 1x0 Barcelona



DADOS DO JOGO
Local:Palma de Mallorca/Espanha
Data:10/08/1985
Árbitro:Emílio Curassera
Gol:Bira (Grêmio)





 GRÊMIO
BARCELONA
MAZAROPI
URRUTY
RAUL
SANCHEZ
BAIDEK
PRADERAS
LUIZEDUARDO
ALESSANCO
RONALDO
MANOLO
BONAMIGO
VICTOR
CHINA
SCHUSTER
SABELLA
CALDERA
VALDO
CLOS
BIRA
ROJO
ADEMIR
MARCOS
RUBENS
MINELLI
TERRY
VENABLES


Equipe do Grêmio de 1985










Troféu Palma de Mallorca

www.torcedor.gremista.nom.br/
Jornal da época





















.

11/10/2010

Quanto valem os maiores clubes do Brasil – Ranking separado


Na onda do post anterior, fiz um ranking separado do valor da marca e do patrimônio:



MARCA:

1º) Flamengo: 629 milhões
2º) Corinthians: 597 milhões
3º) São Paulo: 576 milhões
4º) Palmeiras: 526 milhões
5º) Grêmio: 268 milhões
6º) Internacional: 252 milhões
7º) Vasco: 197 milhões
8º) Santos: 187 milhões
9º) Cruzeiro: 171 milhões
10º) Botafogo: 168 milhões
11º) Fluminense: 164 milhões
12º) Atlético-MG: 142 milhões



PATRIMÔNIO:

1º) Palmeiras: 895 milhões
2º) São Paulo: 797 milhões
3º) Flamengo: 584 milhões
4º) Internacional: 420 milhões
5º) Grêmio: 365 milhões
6º) Corinthians: 352 milhões
7º) Cruzeiro: 339 milhões
8º) Vasco: 268 milhões
9º) Atlético-MG: 255 milhões
10º) Santos: 197 milhões
11º) Fluminense: 175 milhões
12º) Botafogo: 147 milhões

Quanto vale os maiores clubes do Brasil



Pesquisando na net em busca de outras informações, encontrei esse levantamento feito pela CVPB - Comissão de Valores Patrimonial do Brasil sobre o patrimônio de alguns clubes do Brasil. O ranking leva em conta o patrimônio físico e a marca dos clubes.

Particularmente não concordei com os valores estipulados, pois sempre acreditei (e continuo achando) que o patrimônio do São Paulo era o maior de todos os clubes do Brasil e que o do Grêmio era maior do que a maioria também.

Quanto à marca, acredito que eles levaram em conta critérios como torcida tão somente, pois como dizer que a marca do Grêmio é quase a metade da do Palmeiras? O Grêmio é um clube mundialmente conhecido, campeão em vários cantos do Globo, sem contar a super popularidade do clube na América, enquanto o Palmeiras só é conhecido como grande aqui no país. A questão da marca vai muito além do número de torcedores e de camisas vendidas (que acredito até que, pelo número de torcedores da maioria dos clubes do Brasil, damos um banho).

Apesar de não concordar muito com o levantamento, é interessante ver quão grande é as proporções estipuladas dos clubes do Brasil, até para ver como estamos, mais ou menos.



Fonte: FUTEBOLFFV



RESULTADO

1º Sociedade Esportiva Palmeiras (SP) – R$ 1,421 bilhão
Patrimônio: Estádio Palestra Itália e clube social no bairro das Perdizes que ocupa uma área de mais de 100 mil m² (530 milhões); CT na Barra Funda com 55 mil m² (182 milhões); clube de campo em Parelheiros com 138 mil m² (97 milhões); CT Academia de futebol II em Guarulhos com 190mil m² (86 milhões). Com esses bens o clube alcança 895 milhões.
Valor da marca: 526 milhões

2º São Paulo Futebol Clube (SP) – R$ 1,373 bilhão
Patrimônio: Estádio do Morumbi e clube social no bairro do Morumbi que ocupa uma área de 150 mil m² (585 milhões); CT na Barra Funda com 45 mil m² (147 milhões); CT em Cotia com 220 mil m² (65 milhões). Total de 797 milhões.
-Valor da marca: 576 milhões

3º Clube de Regatas do Flamengo – R$ 1,205 bilhão
Patrimônio: Estádio da Gávea e clube social em uma área de 73 mil m² (584 milhões).
Valor da marca: 629 milhões

4º Sport Club Corinthians Paulista (SP) – R$ 949 milhões
Patrimônio: Parque São Jorge e clube social em uma área de aproximadamente 60 mil m² (192 milhões); CT em Itaquera com uma área de 220 mil m² (79 milhões); Terreno no Parque Ecológico com área de 201 mil m² (81 milhões). Total de 352 milhões.
Valor de marca: 597 milhões

5º Sport Club Internacional (RS) – R$ 672 milhões
Patrimônio: Complexo do Beira-Rio em uma área de 210 mil m² além entre outros bens. Valor total de 420 milhões.
Valor da marca: 252 milhões

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (RS) – R$ 633 milhões
Patrimônio: Estádio Olímpico em uma área de 56 mil m²; Sede em Eldorado do Sul; sede recreativa Ilha Grande dos Marinheiros; Parque Cristal com 70 mil m²; Ginásio David Gusmão. Total de 365 milhões
Valor da marca: 268 milhões

7º Cruzeiro Esporte Clube (MG) – R$ 510 milhões
Patrimônio: Toca da Raposa I e II; sede administrativa; sede campestre; sede urbana. Valor total de 339 milhões.
Valor da marca: 171 milhões

8º Club de Regatas Vasco da Gama (RJ) – R$ 465 milhões
Patrimônio: Estádio São Januário e sede social em uma área de 66 mil m² (231 milhões); sede náutica da lagoa; sede do Calabouço; sede em Duque de Caxias. Total de 268 milhões
Valor da marca: 197 milhões

9º Clube Atlético Mineiro (MG) – R$ 397 milhões
Patrimônio: Cidade do Galo; Diamond Mall; Labareda; Loja do Galo; sede de Lourdes; Vila Olímpica. Total de 255 milhões
Valor da Marca: 142 milhões

10º Santos Futebol Clube (SP) – R$ 384 milhões
Patrimônio: Estádio Vila Belmiro com 16,5 mil m² (115 milhões); CT Rei Pelé com 40 mil m² (82 milhões). Total de 197 milhões
Valor da marca: 187 milhões

11º Fluminense Football Club (RJ) – R$ 339 milhões
Patrimônio: Sede das Laranjeiras; CT de Xerém. Valor de 175 milhões.
Valor da marca: 164 milhões

12º Botafogo de Futebol e Regatas (RJ) – R$ 315 milhões
Patrimônio: sede em General Severiano; CT João Saldanha. Total de 147 milhões
Valor da marca: 168 milhões

BR'10: Os vascainos não conheciam o Grêmio



Jogando mal, perdendo espaço, sendo apequenado pela superioridade tática que o Vasco apresentou, entre outros problemas, não diminuíram a alma imortal e assim, sem técnica, mas com a raça que tanto amamos, o Grêmio venceu as adversidades e empatou com o time vascaíno neste sábado.


Primeiro tempo

O Grêmio começou a primeira etapa mal. Os cariocas mandaram no meio campo e o Tricolor não conseguia sair para o ataque. O Vasco, desde o começo de jogo, levava perigo à defesa gremista que não conseguia acompanhar a velocidade dos atacantes adversários.

Foto: Terra Esportes
Não se conseguia tirar nada de bom dos primeiros minutos, pois o adversário começou muito bem, apesar das conclusões ruins, enquanto nós não conseguíamos armar jogadas com a mesma facilidade dos jogos anteriores. O gol, que parecia inevitável dado a superioridade dos atacantes sobre os zagueiros, chegou aos 15 minutos. Zé Roberto mandou uma ótima bola para Éder Luís que completou para o gol. Vasco 1X0 Grêmio.

O Grêmio acordou depois do gol e foi todo para cima. Jonas era o responsável por grande parte das jogadas ofensivas. Aos 17 minutos o artilheiro do campeonato fez uma ótima jogada, chegou no fundo e cruzou para André Lima que mandou para o fundo do gol, mas foi marcado um impedimento que, como muitos outros, não ocorreu.

Foto: Terra Esportes
O Grêmio era melhor em alguns momentos do jogo, mas a falta de Adilson e Rockemback é visível, pois faltou a contenção que eles sabem dar ao meio campo tricolor. Não obstante, tivemos grandes problemas para controlar o Vasco nesse setor. Os cariocas tiveram grandes chances de ampliar, mas Grohe fez uma boa partida, com ótimas defesas, mas se sabe que ele não faz os milagres que só o Victor consegue.

Em certo momento o jogo equilibrou, mas time bom é aquele que tem o jogador que desequilibra. Nós temos e se chama Jonas. Em uma jogada de craque, o atacante driblou o zagueiro vascaino e mandou um golaço no ângulo. Vasco 1X1 Grêmio.

Depois do gol, como já estava perto do fim do primeiro tempo turbulento, o time se resguardou e o ataque do Vasco mostrou mais uma vez sua superioridade sobre a lenta defesa gremista. Em cobrança de escanteio, Dedé subiu mais alto do que a marcação e tocou para Cesinha que fez o crime. Vasco 2X1 Grêmio.


Segundo tempo

O Grêmio voltou para o segundo tempo com os mesmos problemas do primeiro. O meio tricolor era inferior ao dos adversários. Com isso Renato fez uma arriscada alteração, tirou Ferdinando e colocou Diego. Como no primeiro tempo, não era só o meio que estava dando trabalho, mas a zaga também e com isso o Vasco continuava rondando em busca do terceiro gol com grandes possibilidades de fazer.

Foto: Terra Esportes

Apesar das deficiências o Tricolor estava se empenhando em segurar o adversário e, na raça, estava conseguindo. Como nem tudo é futebol, o ladrão arbitro Alício Pena Júnior marcou uma falta inexistente para o Vasco na linha da área. Na cobrança, Felipe Basto chutou, a bola desviou em Vílson e foi para o fundo do gol. Vasco 3X1 Grêmio.

Os vascaínos já estavam comemorando a vitória, mas esquecem eles que o Grêmio não é um clube sem alma como o que eles estão acostumados a jogar (Fluminense, Botafogo, Santos, Galo e afins), nós temos MUITO mais raça e alma do que Flamengo, Palmeiras e outros.
Foto: Terra Esportes
Como não ficamos só no discurso de Imortalidade, Alma Castelhana, Raça e etc., servimos uma provinha para eles. Jonas recebeu O passe de André Lima e mandou mais um gol para a conta tricolor. Vasco 3X2 Grêmio.

Depois do gol, o Vasco voltou a si e viu com quem estava jogando. O time carioca atacava com medo e a defesa já não era a mesma de outrora, o ataque então, parecia filme de terror para os vascaíno. Diego, que já é um tipo de Giuliano gremista, entrou para decidir. Aos 39 minutos o atacante quase marcou,  aos 43, em um lançamento preciso de Paulão, Clementino foi para o fundo e cruzou para Gabriel mostrar o que é ser GRÊMIO. Vasco 3X3 Grêmio. Depois do gol estávamos mais perto do quarto que eles, apesar de faltar muito pouco para o fim de jogo.

OBS.: para os vascaínos: não comemorem antes do fim do último milésimo de segundo do segundo tempo quando o adversário for o Grêmio, pois para quem venceu com 7 jogadores e dois pênaltis contra, buscar um resultado de 2 gols não é nada anormal.


FICHA TÉCNICA
VASCO-RJ 3 x 3 GRÊMIO

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de outubro de 2010, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Assistentes: Helberth Costa Andrade (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Cartões amarelos: Dedé e Jumar (Vasco); Fábio Santos, Gilson, Vilson, Paulão e Rafael Marques (Grêmio)
GOLS:
VASCO: Éder Luís, aos 15; Cesinha, aos 46 minutos do primeiro tempo; Felipe Bastos, aos 24 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Jonas, aos 41 minutos do primeiro tempo e aos 27 minutos do segundo tempo; Gabriel, aos 43 minutos do segundo tempo
VASCO: Fernando Prass; Fagner (Irrazábal), Dedé, Cesinha e Ernani; Rafael Carioca (Rômulo), Jumar, Felipe Bastos e Felipe (Allan); Zé Roberto e Eder Luis
Técnico: Paulo César Gusmão
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos (Gilson); Vilson, Ferdinando (Diego), Lúcio (Edílson) e Douglas; Jonas e André Lima
Técnico: Renato Gaúcho


Resultado/Artilharia

Com o resultado estamos na 8ª colocação com 43 pontos. A 6 pontos (duas vitórias) da Libertadores e a 10 pontos (três vitórias e um empate) da liderança.

Em caso de vitória sobre o líder Cruzeiro em casa, podemos chegar a 46 pontos e, além de nos aproximarmos da Libertadores, chegar bem perto do líder.

Jonas está impossível, pois com os dois gols que fez sábado, o atacante chegou a 19 no campeonato. Oito a mais que o 2º colocado.


Próximo Jogo

Nosso próximo combate é contra o Cruzeiro. O jogo é no estádio Olímpico Monumental, às 16h00min, domingo, dia 17/10.




Vídeo:

Web Page Traffic Counters

Visitantes desde 26/11/2011