.
Brasileirão 1981Copa Libertadores 1983Mundial de Clubes de 1983Copa Libertadores de 1995Campeonato Brasileiro de 1996

13/10/2010

Grêmio 1X0 Barcelona - Troféu Palma de Mallorca 1985








Confira a página do Barcelona e do Troféu Palma de Mallorca na GRÊMIOPÉDIA
















Em 1983 o Grêmio conquistava pela primeira vez os maiores títulos que um clube sul-americano poderia vencer. A Copa Libertadores da América, sobre o poderoso Peñarol, e a Copa Intercontinental, sobre o campeão europeu Hamburgo, despertaram o interesse dos mais diversos clubes do Mundo. O clube gaúcho seria o "sonho de consumo" do Velho Mundo, dentre os vários convites, escolhia-se aqueles que mais divulgassem a marca Grêmio pelo mundo.

Além do Troféu Palma de Mallorca, o Imortal disputou o Troféu Rotterdam, Troféu Villa de MadridTorneio de BernaTorneio Ciudad de Valladolid Copa Phillips, entre outros. Todos contra grandes times europeus, nos anos subsequentes aos grandes títulos de 83.

Como não poderia faltar, o grande clube catalão do Barcelona seria um dos adversários gremistas em um dos tradicionais torneios espanhóis. Os rivais da disputa já se destacavam em seu continente desde essa época, era detentor de nada menos que 10 campeonatos nacionais, 20 Copas da Espanha e duas Recopas Européias, além de um vice-campeonato da Liga dos Campeões (Antiga Taça dos Campeões Europeus). A carência de títulos internacionais era herança de uma época em que o governo do General Franco favorecia descaradamente o rival, Real Madri. A sina de injustiças com o clube não paravam por ai, sempre que em disputa com rivais de fora da Catalunha (região da Espanha) era desfavorecido por ser catalão.

Mesmo com os mais diversos problemas, o Barcelona era um dos clubes mais importantes da Europa. Sua força se materializava em grandes elencos, com os maiores nomes do futebol mundial, a citar-se Alfredo Di Stéfano, Johan Cruijff e Diego Armando Maradona (qua havia jogado no clube em 84), por exemplo. Grande também era a competição do Troféu Palma de Mallorca, disputada de 1969 até os dias atuais, com a participação de todos os grandes clubes do Mundo.

Além do Barcelona, duelaram pelo título Mallorca e Sporting, ambos da Espanha, sendo o primeiro eliminado pelos catalões e o segundo pelos gaúchos nos pênaltis.

Em 1985, o Barcelona era franco favorito contra o Grêmio, por todos os fatores que tornavam os clubes europeus melhores que os sul-americanos, não por menos chegaria a final da Liga dos Campeões da Europa da temporada, tal era sua grandeza. Do lado gremista, a qualidade inegável de um time que ainda respirava o título mundial era nosso diferencial.

O jogo memorável acabaria com uma vitória da superação e da garra, o triunfo magro por um a zero no final do confronto de gigantes tinha imenso valor, pois conquistado sobre um clube que demonstrava sua grandeza, vencendo contra as injustas adversidades que aqueles tempos o impunha e, assim como o Grêmio, demonstrava que o amor pela sua terra e pelas suas origens não impediria que, mesmo não detendo o poder e sofrendo preconceito, fizesse história.



TIME
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Grêmio03020101000302+1
Barcelona (ESP)0202010001010100
Mallorca (ESP)0202010001020200
Sporting (ESP)01020001010304-1




JOGOS:

Semifinais

08/08/1985
Barcelona 1x0 Mallorca
09/08/1985
Grêmio 2x2 Sporting de Gijón (Grêmio venceu nos pênaltis)

Disputa de 3º Lugar
10/08/1985
Mallorca 2x1 Sporting de Gijón

Final
11/08/1985
Grêmio 1x0 Barcelona



DADOS DO JOGO
Local:Palma de Mallorca/Espanha
Data:10/08/1985
Árbitro:Emílio Curassera
Gol:Bira (Grêmio)





 GRÊMIO
BARCELONA
MAZAROPI
URRUTY
RAUL
SANCHEZ
BAIDEK
PRADERAS
LUIZEDUARDO
ALESSANCO
RONALDO
MANOLO
BONAMIGO
VICTOR
CHINA
SCHUSTER
SABELLA
CALDERA
VALDO
CLOS
BIRA
ROJO
ADEMIR
MARCOS
RUBENS
MINELLI
TERRY
VENABLES


Equipe do Grêmio de 1985










Troféu Palma de Mallorca

www.torcedor.gremista.nom.br/
Jornal da época





















.

28 comentários:

depois eles ainda tem coragem de dizer que o Hamburgo era fraco, entõa pq ganhamos do Barcelona tbm????

GRANDE TRICOLOR!!! NADA APAGA ESSA HISTÓRIA!!!!!!!!!!

Grande Barcelona,eles ganharam o que mesmo naquele ano????

a mesma coisa que o inter.......nada

Negativo, naquele ano o Barcelona foi campeão espanhol.

É isso aí gremistas! O imortal continua "congeladinho" no Memorial Hermínio Bittencourt.

Com toda certeza, torcedor do "Porto Alegre"

PS.: Comemoramos vaga, vocês comemoram terceiro lugar em torneio amistoso.

Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Comentário primata sem noção será excluido a partir de agora. Comemorem o terceiro lugar em outro blog!

As grandes conquistas internacionais do barça começaram do sec XXI em diante é só pesquisar e se certificar , epoca em que o internacional somou 4 pontos no confronto contra tal , e o barça apenas 1 , ou seja uma vitoria do inter e um empate , contra 1 empate e uma derrota catalã , já em relação aos anos 80 que aqui se destaca uma vitoria do time da azenha com tanto orgulho sobre o nosso fregues espanhol , digo a tdos que nesta mesma epoca o internacional tbm superou o barça na copa joan gamper na semi final da edição e bateu o manchester city por 3 a 1 na final ,uma pequena lembrança ao time da azenha !!!! tem duvida pesquise e se renderas ..

Ano que vem sim.Os times vao "temer" ao chegar ao Olimpico para Jogar contra o Gremio como dis o gladiador Kleber

Sou colorado, mas tenho que cumprimentar este blog por usar o nome dorreto (Torneio Intercontinental e não Mundial) para o feito de 1983.
O nome não tem nada a ver com o peso do título, isso é bobagem. Qualquer um que conheça a taça (e eu já fui lá ver pessoalmente e tenho respeito pela história do tricolor) sabe que está escrito nela este nome e não mundial, uma invencionice exclusivamente brasileira, como se mudar o nome de algo desse mais força a um título que fala por sí só.

Poxa!Achar que o Grêmio nunca foi campeão mundial, é muita burrice. É o mesmo que dizer que Pelé, Di stefano, Platini, Zico e tantos outros n ganharam. Pelo jeito para os arrogantes colorados, só existiu de fato mundial apartir de 2000 e 2005 e 2006 o título deles. Poxa! Foi quase a mesma coisa o mundial de 2006. Apenas acrescentaram times de outros continentes e fecho. Mastodo mundo sabe q ia ser o time sul-americano contra o time europeu.
Se tu perguntar para todos os profissionais do mundo do futebol, a grande maioria sem clubismo, vai dizer q o Grêmio de fato é campeão mundial sim. Aposto que se o inter fose campeão dos moldes daquela época ou antes de 2005, de fato ia encher os pulmões e dizer q é sim campeão e Mundial. Se n é conhecido, daqui alguns anos será conhecido sim. Olha, parem com as drogas e sejam humildes suficients de admitir isso. GRÊMIO CAMPEÃO MUNDIAL E SIM E ACABOU!!

Sou gremista, mas respeito o Inter e seus títulos. Só fico indignado, que os colorados desvalorizam os feitos do Grêmio como se n fose nadam.
É por isso q os colorados são conhecido como sem noção.
Vergonha pensar o contrário. GRÊMIO CAMPEÃO MUNDIAL E INTER CAMPEÃO MUNDIAL E FIM DE PAPO!

ganhar do barcelona na qela epoca nao deveria ser muito dificil
quero vergar na epoca q o barcelona virou uma potencia assim como o inter fez

putz sinto te dizer que nos ganhamos do barça em 82 na taça Troféu Joan Gamper, peninha...

Ganharam eu sei, assim como nós ganhamos da Seleção Argentina, entre outros clubes gigantescos. OBS.: Vocês ganharam da Seleção Argentina ou outra seleção\time do mesmo nível?

Mas Marcelo, o Inter não ganhou nem do Mazembe que nem potência de nada é, então acho que se ganhamos do Barcelona sem grife já está de bom tamanho.

nunca vao segurar o grande tricolor

grêmio sempre levando o rio grande para o mundo conhecer o melhor futebol raça determinação...

Cadê o Gabiru?
Ganhar título com gol de um jogador que o próprio clube "enterrou" e foda!!
O clube catalão estava a passeio quando o Inter ganhou o caneco!! rsrs

gremio eo melhor de todos maio canpeao de copas dali tricolor gaucho

Postar um comentário

Web Page Traffic Counters

Visitantes desde 26/11/2011