.
Brasileirão 1981Copa Libertadores 1983Mundial de Clubes de 1983Copa Libertadores de 1995Campeonato Brasileiro de 1996

15/02/2010

Grêmio Campeão da Supercopa do Brasil de 1990



Em 1990 o Grêmio conquistava a primeira Supercopa do Brasil, assim como a Copa do Brasil criada no ano anterior, o clube gaúcho vencia a nova competição de forma invicta. Além do título, o Imortal assumia o honrável status de ser o único clube do país a conquistar TODAS as competições nacionais de ponta existentes até então.


A competição

Com a criação da Copa do Brasil em 1989, a Confederação Brasileira de Futebol decidiu elaborar outro torneio, aos moldes das supercopas européias existentes na Itália, Inglaterra e Espanha. Assim surgiu a Supercopa do Brasil, que confrontava o Campeão Brasileiro e o Campeão da Copa do Brasil.

A primeira edição, em 1990, foi disputada em dois jogos de ida e volta. Já no ano seguinte o título foi decidido em jogo único no estádio Morumbi entre Flamengo e Corinthians, ganho pelos paulistas com o placar de 1x0. Pela dificuldade em organizar datas para o confronto, a CBF não deu prosseguimento na competição depois de 1991.


A conquista

Campeão da primeira edição da Copa do Brasil de 1989, o Grêmio disputava em 90 com Vasco da Gama, vencedor do Campeonato Brasileiro do mesmo ano, o grande título dos campeões nacionais da temporada passada. Devido à falta de datas possíveis para o confronto (já que o Grêmio disputava Copa do Brasil e Libertadores e o Vasco Libertadores), os jogos de ida e volta foram decididos pelos resultados de partidas válidas pela Copa Libertadores de 1990.

No primeiro confronto no estádio Olímpico, o placar de 2x0, gols de Nilson e Darci, para os gremistas garantiu o título, já que no jogo de volta quatro dias depois os gaúchos e cariocas viriam a empatar sem gols no estádio São Januário. O primeiro campeão da Copa do Brasil sagrava-se igualmente o primeiro Supercampeão do país. Dá-lhe Grêmio!



PRIMEIRO JOGO
Local:Estádio Olímpico Monumental
Data:14/03/1990
Placar:Grêmio 2X0 Vasco


SEGUNDO JOGO
Local:Estádio São Januário
Data:18/04/1990
Placar:Vasco 0X0 Grêmio





DADOS DA FINAL
Local:Rio de Janeiro/Brasil
Estádio:São Januário
Data:18 de abril de 1990
Hora:
Árbitro:Ilton José da Costa (SP)
Assistentes:




 GRÊMIOVASCO
MAZARÓPIACÁCIO
ALFINETELUIZ_CARLOS
LUIZ_EDUARDOCÉLIO
VILSON_DO_CARMO
HÉLCIOMAZINHO
JANDIRANDRADE
LINOBOIADEIRO
DARCITITA
CUCABUSMARCK
NILSONBEBETO
PAULO_EGÍDIOSORATO
TÉCNICO:
EVARISTO DE MACEDO
TÉCNICO:
ALCIR PORTELA



4 comentários:

Parabéns pelo blog!! Gostaria que me tirassem uma dúvida:por quê a cbf não entregou a taça da Supercopa do Brasil ao Grêmio? por quê o clube não reivindicou a mesma, se é um direito que temos, pois ganhamos a Supercopa? abçs Alex Rodrigues. mail: alexferreirarodrigues@yahoo.com.br

Na verdade as taças são sempre entregues do clube campeão ao novo campeão a cada ano. Assim, como o Corinthians venceu o título logo no ano seguinte, o Grêmio acabou ficando sem ter a taça por um ano no estádio. Mesmo assim, nada impediria que o Grêmio requeresse ao Corinthians a taça que eles tem para fazer uma réplica e colocar no museu gremista, não sei o porque de não fazerem isso.

se o inter tivesse ganho essa taça certamente teria taça, camisa, dvd...sou gremista mas eles são 100 vezes melhor em markting que o gremio!

alguem tem que falar pro gremio fazer a replica da taça do corinthians e botar ela na arena não pode ficar sem taça agente ganhou a supercopa!!!

Postar um comentário

Web Page Traffic Counters

Visitantes desde 26/11/2011