.
Brasileirão 1981Copa Libertadores 1983Mundial de Clubes de 1983Copa Libertadores de 1995Campeonato Brasileiro de 1996

19/02/2010

Grêmio Campeão da Sanwa Bank Cup de 1995

 

O título da Copa do Brasil de 1994 conquistado pelo Grêmio rendeu muito mais do que uma taça, além de classificado para a Copa Libertadores da América que viria a conquistar no ano seguinte, o clube gaúcho foi convidado a participar de um torneio contra o Campeão da J-League (Maior competição de futebol do Japão).


Criada em 1994 pelo banco japonês Sanwa (atualmente Bank of Tokyo-Mitsubishi), a Sanwa Bank Cup foi disputada até o ano de 1997. Na primeira edição o torneio contou com a presença do Gimnasia y Esgrima La Plata, campeão da Copa Centenario de la AFA (competição semelhante à Copa do Brasil), seguindo nos anos seguintes com convidados do Brasil, Suécia e Estados Unidos.

Em 1995 a competição intercontinental, de caráter oficial, foi promovida pela Japan Foot-Ball Association (J-League) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tendo no mesmo ano sua nomenclatura como Taça da Amizade, em comemoração ao centenário do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão.

Seria a segunda das várias oportunidades que os japoneses teria de ver o magnífico plantel gremista, isso porque o título da Libertadores do mesmo ano daria ao clube a segunda participação no Mundial Interclubes e, em 1996, a Recopa Sul-Americana seria igualmente disputada na terra do sol nascente.

O adversário gremista era o Verdy Kawasaky (treinado por Nelsinho Batista), campeão de todas as edições do Campeonato Japonês até então, tricampeão da Copa da J-League e campeão da primeira Copa Sanwa no ano anterior. Apesar da escola de futebol do oriente não possuir muita força, o jogo seria difícil, principalmente pelo fato de ser em território inimigo, no Estádio Nacional de Tóquio.

Então no dia 4 de março de 1995, o Japão parava para assistir a grande partida transmitida pela televisão para todo o território. A nevasca que havia ocorrido horas antes não impediu que os torcedores viessem ao estádio, mais de 27 mil pessoas assistiram a dupla explosiva Paulo Nunes e Jardel darem um show, levando o clube gaúcho a mais uma grande conquista.

 
Pela primeira vez na história do futebol japonês realizou-se um jogo oficial entre um campeão brasileiro e um campeão japonês.



DADOS DO JOGO
Local:Tókio/JAP
Data:04/03/1995
OBS.:Campeão da Libertadores VS Campeão Japonês
Gols:Paulo Nunes e Jardel (Grêmio), Alcindo (Verdy) 
 
 
 GRÊMIOVERDY KAWASAKI
DANRLEIFUJIKAWA
ARCEISHIKAWA
LUCIANOPEREIRA
ADILSONNAKAMURA
ROGERTSUNAMI
DINHOHASHYRAYA
GOIANOBISMARCK
VAGNER_MANCINIKITAZAWA
CARLOS_MIGUELFUGIYOSHI
PAULO_NUNESNUNOBE
JARDELALCINDO
TÉCNICO: LUIZ_FELIPE_SCOLARITÉCNICO: NELSINHO_BATISTA



SUBSTITUIÇÕES - GRÊMIO
Entrou César, saiu Caio.

SUBSTITUIÇÕES - VERDY KAWASAKI
Entrou Hironaga, saiu Kitazawa
Entrou Tshiwka, saiu Fujiyoshi.

Equipe campeã da copa






Taça Sanwa Bank Cup





0 comentários:

Postar um comentário

Web Page Traffic Counters

Visitantes desde 26/11/2011